Enfermeira ajuda mãe que luta por cirurgia da filha que está perdendo a visão. ‘Bem necessário’
A Dayseane jamais imaginou a ligação que teria com a família da dona Maria Teresa Gonçalves. Elas vivem na mesma cidade, mas só se conheceram agora, após a enfermeira oferecer ajuda para a mãe, que luta para que a filha faça uma cirurgia de catarata congênita.
Dona Maria está há 2 anos na fila do SUS e a demora fez com que a pequena Rayallana perdesse a visão de um outro. O outro já está bastante comprometido e a família não tem como custear a cirurgia.
Após conhecer de perto a realidade da família, Dayseane iniciou uma verdadeira corrente do bem, que vem ganhando ainda mais força. “Então eu resolvi ir lá conhecer e iniciar essa campanha. A nossa visão é algo precioso”, contou ao Só Notícia Boa.
Luta pela cirurgia
Dona Teresa contou que a demora do SUS está deixando o quadro da Rayallana muito mais agravado. “Só para conseguir fazer os exames, ela esperou 7 meses”, contou Dayseane.
A menina está impossibilitada de estudar, brincar normalmente e não sabe se conseguirá realizar todos os sonhos. A família não tem nenhuma resposta do Sistema Único de Saúde e nem previsão de quando serão chamados para realizar o procedimento.
“Tem hora que isso me machuca tanto”, diz a mãe emocionada.
A família já espera na fila do SUS há 2 anos para uma cirurgia. Nesse tempo a Rayallana já perdeu a visão de um olho e o outro está bastante comprometido.
O maior sonho da menina, segundo a mãe, é aprender a ler e escrever para poder escrever uma cartinha para ela.
Situação de vulnerabilidade
Dayseane contou que quando recebeu mensagem sobre a situação da garota, se comoveu muito e quis conhecer a história mais de perto.
“Eu sou administradora de um grupo aqui da cidade. Uma amiga de Dona Teresa mandou uma mensagem pedindo ajuda e em seguida mandou o áudio dela. Nesse áudio Dona Teresa falava que estava muito triste, que às vezes pensava em tirar a própria vida devido a ver o sofrimento da filha”, contou Dayseane.
A família vive hoje em uma situação de grande vulnerabilidade.
A mãe, a dona Maria Teresa Gonçalves está desempregada e o marido dela, Geovane, faz bicos de pedreiro. Eles recebem Bolsa Família, mas o valor não cobre todas as despesas, pois além da Rayallane, o casal tem mais dois filhos.
Sem lar
Sem ter como pagar aluguel, a família foi morar em uma casa emprestada, mas o proprietário do imóvel pediu de volta e as dificuldades só aumentaram.
Mais uma vez, Dayseane foi um anjo para eles e conseguiu uma casa para que todos ficassem até conseguirem dinheiro suficiente para construir a casinha deles.
A dona Teresa contou que não se importa com luxo e nem faz questão de um imóvel grande. Para ela “pode ser até uma casinha de taipa”, como disse, mas que a família tivesse um teto seguro para morar.Corrente do bem
Dayseane tem movimentado o máximo de pessoas que consegue, na cidade de Pindaré Mirim, no interior do Maranhão, onde todos vivem. Até o momento, ela conseguiu algumas doações para a família, mas Rayallane segue sem conseguir fazer a cirurgia.
Unimos então as duas maiores necessidades dessa família e lançamos uma vaquinha junto com a Dayseane para pagar o tratamento da Rayallane e poder comprar uma casinha pequena para os pais dela.
Vamos nessa levar um pouco mais de felicidade para a dona Teresa e a Rayallane?
Contamos com vocês!
Doe pelo PIX ajuda-teresa@sovaquinhaboa.com.br ou no site do Só Vaquinha Boa.
Espalhe notícia boa!
Fonte: Só Notícia Boa