Baianas criam startup com solução para resíduos orgânicos de shoppings
Criada pelas empreendedoras baianas Saville Alves e Gabriela Tiemy, a startup Solos transforma resíduos orgânicos de grandes geradores (como supermercados e shoppings) em adubo.
A iniciativa da gestão de resíduos tem como foco o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, que prevê a redução pela metade do desperdício per capita mundial até 2030, bem como diminuições das perdas nos sistemas de produção e abastecimento, incluindo no momento pós-colheita.
A empresa analisa a gestão dos resíduos dos resíduos orgânicos e propõe uma solução adequada para as necessidades do lugar. A empresa trabalha com compostagem convencional e uma processadora automática e garante que trata 100% dos resíduos orgânicos. Além disso, toda a estrutura de tratamento é montada nos próprios locais de coleta, o que facilita a logística dos resíduos.
O adubo resultante pode ser utilizado em áreas verdes dentro da empresa ou em escolas, praças ou comunidades do entorno. Ou ainda como moeda de troca para a aquisição de produtos orgânicos de parceiros ou na criação de uma horta no próprio espaço da empresa.
Além deste processo, a empresa ainda leva educação ambiental para dentro das empresas, conscientizando seus líderes sobre a importância de implementar um processo de gestão de resíduos.
Fonte: Autossustentável