Bibliotecário Lê Livros Por Telefone A Vovôs E Vovós Em Casas De Repouso Na Espanha

Bibliotecário Lê Livros Por Telefone A Vovôs E Vovós Em Casas De Repouso Na Espanha
Tem umas pessoas que a gente quer guardar em um potinho mesmo! O Juan Sobrino aqueceu meu coração hoje!

Ele é bibliotecário em Soto del Real, Madri, na Espanha. E durante essa pandemia, ele tem feito algo incrível! Juan liga, todos os dias, com um imenso sorriso no rosto, para idosos da cidade, somente para ter um momento de leitura com eles. Isso tem ajudado muito os vovôs e as vovós que se sentiam sozinhos, por causa do isolamento.

bibliotecario liga para idosos

O hábito de ler para idosos não é algo recente para Juan. Desde 2015 ele visita as casas de repouso da cidade, promovendo rodas de leitura com os idosos internados.

Com a pandemia, essas visitas precisaram parar. E foi quando Juan teve a ideia de começar as ligações.

Inicialmente ele fazia isso sozinho, mas hoje já conta com um time de outros bibliotecários.  O projeto até ganhou um nome: “Cuentos por teléfono” (Contos por telefone, em espanhol).

Pensei nos idosos, que são os mais vulneráveis ​​à Covid-19 e que não podem sair de casa com frequência, e também naqueles que estão em lares de cuidado especial e não podem receber visitas de familiares ou amigos”, contou Juan.

Juan disse que o projeto também ajudou os idosos de abrigo. Antes, as visitas aconteciam apenas uma vez por mês. Agora ele pode ligar toda semana para promover a roda de leitura, só que individual.

Eles ainda conseguiram montar um esquema onde cada voluntário fale sempre com a mesma pessoa, com o intuito de criar um vínculo afetivo. Desta forma, além da leitura, eles também ajudam os idosos com conversas.

Eu achei a ideia maravilhosa!

Fonte: Jornal Boas Notícias

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.