Brasileiro vence Copa do Mundo e ganha título de melhor barista em 2023
Um barista brasileiro venceu a World Barista Championship (WBC), a principal competição internacional de café produzida anualmente pela World Coffee Events (WCE). O objetivo da competição é promover a excelência no café, o avanço da profissão de barista e no envolvimento de uma audiência mundial com um campeonato anual que serve como ponto para eventos locais e regionais em todo o mundo. A competição terminou no sábado (24).
A cada ano, mais de 50 competidores campeões preparam quatro expressos, quatro bebidas lácteas e quatro bebidas exclusivas originais de acordo com padrões exigentes em uma apresentação de 15 minutos com música.
O paulistano de origem coreana Boram Um, da Um Coffee Co, que tem seis lojas em São Paulo, venceu a competição.
De acordo com a WCE, juízes certificados de todo o mundo avaliam cada desempenho no sabor das bebidas servidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral.
A bebida com assinatura permite que os baristas ampliem sua imaginação e os paladares dos jurados incorporem uma riqueza de conhecimento sobre café em uma expressão de seus gostos e experiências individuais.
Assim ficou a classificação final:
- 1. Boram Um, Brasil
- 2. Daniele Ricci, Itália
- 3. Jack Simpson, Austrália
- 4. Isaiah Sheese, Estados Unidos
- 5. Dawn Chan, Hong Kong
- 6. Patrick Rolf, Dinamarca
O vencedor da competição, que neste ano aconteceu em Atenas, na Grécia, recebeu um prêmio de 5 mil euros, o equivalente a R$ 26 mil.
Fonte: CNN Brasil