Coronavírus: hospitais do interior de SP testam máscaras de mergulho em pacientes
A prefeitura de Campinas (SP) divulgou, no início do mês, o uso de máscaras de mergulho adaptadas como equipamento para pacientes em tratamento com o novo coronavírus. Antes de utilizar propriamente, o equipamento foi testado por profissionais da saúde, para que enfim fosse distribuído ao Hospital Ouro Verde, ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e ainda às Unidades de Pronto Atendimento da cidade.
À máscara é conectado um adaptador com dois tubos: por um deles entra ventilação artificial para o paciente, pelo outro sai o ar que o paciente libera. Segundo a prefeitura, o uso da máscara adaptada ajuda a evitar que pacientes precisem ser entubados, partindo de um tratamento menos invasivo e que ainda facilita para a comunicação e o próprio bem-estar do paciente – já que não atrapalha a fala de quem a usa. A ideia foi desenvolvida no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer e posta em prática pela ONG Expedicionários da Saúde.
A ONG também vem trabalhando na implementação de um hospital de campanha em Campinas, para cuidar de pacientes da Covid-19. Segundo comunicado, uma rede de materiais esportivos irá doar 2,2 mil máscaras de mergulho para serem adaptadas, e ajudar no tratamento dos pacientes vitimados pela atual pandemia.
Fonte: Hypeness