fbpx

Dinâmica Ambiental destina adequadamente resíduos de salão de beleza

Dinâmica Ambiental destina adequadamente resíduos de salão de beleza

Uma matéria publicada no início deste mês pelo jornal Diário do Grande ABC destacou o trabalho feito pela Dinâmica Ambiental na destinação correta de resíduos de salão de beleza.

Produtos comumente usados nesta área como tinturas, esmaltes e frascos spray podem causar muitos danos ao meio ambiente, sendo potencialmente contaminantes ao solo e aos cursos d’água.

O trabalho realizado pela Dinâmica Ambiental junto aos salões é feito através do Programa Beleza Verde, que  capacita os profissionais de salão de beleza para a destinação correta de embalagens e restos de insumos, além de encaminhar tudo para a reciclagem.

Atualmente, 51 salões em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, contam com o serviço. A primeira fase do programa é a sensibilização dos colaboradores, para a separação adequada. São instalados coletores que periodicamente são esvaziados. Papelão, plástico e metal, o chamado material limpo, é doado para cooperativas de reciclagem de São Bernardo e Diadema. O materiais contaminados, como vidros de esmalte, passam pela separação do produto e da embalagem. O resto de esmalte é destinado para fabricação de solvente e zarcão. O plástico e o vidro são vendidos. “É um trabalho de responsabilidade social, pois gera renda aos catadores, e de preservação do meio ambiente”, explicou o diretor de projeto da empresa, Marcio Mattana.

A empresária Suzana Ribeiro, 60 anos, é dona de um salão de beleza e bem estar em Santo André e desde junho do ano passado aderiu à iniciativa após conhecer o projeto por uma amiga, também dona de salão. “A gente consegue destinar todo o resíduo que é gerado, luvas, máscara, algodão e foi por isso que me interessei tanto, porque sempre achei grande o volume (de resíduo) que a gente gerava”, afirmou. Suzana está se preparando para a segunda fase do projeto, que é transformar o salão em um ecoponto, para que clientes também possam levar suas embalagens e restos de produtos para o descarte adequado.

Em três anos, o programa Beleza Verde já recolheu 70 toneladas de material, incluindo 15 mil embalagens de esmaltes e 45 mil tubos de coloração. Foram doadas 22 toneladas de materiais para cooperativas.

Para saber como fazer parte do Programa, acesse este link e entre em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental.

Fonte: Pensamento Verde

Maria Odete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *