Ex aluno da UFAM cria capacete de oxigenação para pacientes de Covid-19

Ex aluno da UFAM cria capacete de oxigenação para pacientes de Covid-19

Com toda a demanda oriunda da pandemia do novo coronavírus, estudiosos tem criado equipamentos e suprimentos necessários para enfrentarmos o problema.

Foi assim, também, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Fran Canto é ex -aluno da universidade e desenvolveu um capacete de Hood, utilizado para a oxigenação dos pacientes com covid-19. O aparelho desenhado por ele foi construído há poucos dias e submetido à avaliação dos profissionais do Hospital Regional Doutor Jofre Matos Cohen.

O projeto começou com a falta de materiais de proteção no hospital daqui, então, criamos a campanha “todos contra o coronavírus”. Foi quando, em conversas com os médicos, soube que os pacientes iriam precisar de capacetes de Hood, mas seria difícil para o município conseguir esses aparelhos porque aqui não tinha, então, tivemos a ideia de construir um modelo semelhante”, contou Fran Canto.

“Dar ideia ao primeiro protótipo foram dois dias. Depois fizemos alguns ajustes enviamos protótipos para o hospital Jofre Cohen  e os médicos fizeram uma bateria de testes e todos aprovaram, principalmente, pela não disseminação do vírus. Como a cápsula é bem vedada, é possível manter vários pacientes na mesma UTI sem risco de contaminação”, disse.

Um grupo de médicos auxiliou na criação da cápsula. O anestesiologista Daniel Tanaka diz que o capacete de Hood estava sendo muito usado na Itália como barreira para não haver contaminação cruzada entre os pacientes e também para os profissionais.

Fonte: Cantinho Live

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.