Grupo cria triciclos e carroça elétrica para ajudar catadores de reciclagem
Você já deve ter visto aí na sua cidade catadores de materiais recicláveis pelas ruas. Eles andam com carroças adaptadas, transportando itens até um ferro velho ou ecoponto da região.
No entanto, o trabalho muitas vezes se tornava limitado para algumas pessoas, pois a função exige muito da força braçal, das pernas e das costas.
A Pimp My Carroça então pensou em viabilizar o trabalho e a saúde desses profissionais e desenvolveu um projeto muito bacana, o Carroças do Futuro.
A ideia do projeto é criar protótipos de carroças e triciclos elétricos que utilizam energia renovável. Dessa forma, os catadores têm o trabalho facilitado e ainda ganham mais qualidade de vida.
Projeto tem parceira da Nestlê e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT)
A ideia do Carroça do Futuro começou em 2019. O projeto é uma parceria entre o Instituto Clima e Sociedade (ICS) e Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). A partir desse ano, a Nestlé também começou a apoiar a ideia.
O IPT é o responsável pelas orientações técnicas da fabricação das carroças São consideradas questões como o material necessário para construir um protótipo funcional, peso suportado, entre outras questões.
“O projeto carroças do futuro é uma inovação sustentável para ajudar o trabalho dos catadores de materiais recicláveis autônomos a trabalharem com maior eficiência, gerar maior renda e promover qualidade de vida, é a valorização para quem de fato realiza a coleta seletiva, eles trazem uma solução para nossa cidade e hoje não são reconhecidos, trabalhando de forma insalubre“, diz Adriane Andrade, coordenadora do projeto Carroças do Futuro.
Primeiros triciclos já estão em teste
Em 2019 foi iniciada a produção de um protótipo, que ainda está em fase de aprimoramentos, mas que logo teremos notícias.
No início desse mês, os catadores da Cooperben foram os escolhidos para testar as novas carroças. Eles fazem o trabalho de coleta de materiais recicláveis no Guarujá (SP) e receberam um triciclo de doaçaão.
Toda a fase de teste é monitorada pelo Pimp My Carroça, que utilizará os feedbacks da cooperativa, como forma de melhoria do modelo.
Além da Cooperben, outros dois triciclos foram doados para catadores de São Paulo, que serão igualmente monitorados e coletadas os feedbacks para melhorias.
Maravilha, não é?
Fonte: Razões Para Acreditar