Guinness: aos 112 anos, porto-riquenho se torna homem mais velho do mundo

Guinness: aos 112 anos, porto-riquenho se torna homem mais velho do mundo

Já a pessoa mais velha na Terra é Kane Takana, de 118 anos, que mora em uma casa de repouso em Fukuoka, Japão

Um ex-agricultor de cana-de-açúcar em Porto Rico foi confirmado como o homem mais velho do mundo pelo Guinness World Records, poucas semanas antes de seu 113º aniversário.

Emilio Flores Márquez nasceu em 8 de agosto de 1908, em Carolina, Porto Rico, completando 112 anos e 326 dias na última quarta-feira (30), quando o Guinness World Records anunciou o recorde

Enquanto crescia, Márquez, o segundo mais velho de 11 filhos, cuidava de muitas tarefas domésticas e ajudava a cuidar dos irmãos mais novos.

Ele também trabalhava na fazenda de cana de seu pai desde criança: regava as plantas e carregava a cana cortada em vagões para transporte, segundo nota do Guinness World Registros.

“Eu era o mais velho dos filhos, então fazia de tudo”, disse Márquez ao Guinness World Records. “Esfreguei, cuidei dos meninos, fiz de tudo.”

Ele continuou a trabalhar na fazenda, “tornando-se finalmente a forma como sustentava sua família”, segundo o Guinness World Records.

Márquez foi casado com Andrea Perez por 75 anos, até sua morte em 2010. O casal teve quatro filhos. Ele também tem cinco netos e cinco bisnetos.

Ele agora mora em Rio Piedras, Porto Rico, com seus dois filhos sobreviventes, Tirsa e “Millito”.

Márquez, que perdeu a maior parte da audição, passou por uma cirurgia para implante de um marca-passo quando tinha 101 anos – mas ele ainda está forte e com boa saúde, disse o comunicado à imprensa.

Conhecido como “Don Millo”, a chave para uma vida feliz de Márquez é “ter amor em abundância e viver a vida sem raiva”.

“Meu pai me criou com amor, amando a todos”, disse a família de Márquez ao Guinness World Records. “Ele sempre disse a mim e aos meus irmãos para fazer o bem, para compartilhar tudo com os outros.”

O homem mais velho ainda vivo reconhecido pelo Guinness World Records era Dumitru Comanescu da Romênia. Ele morreu em 27 de junho de 2020, menos de um mês após o recebimento do registro, com a idade de 111 anos 219 dias.

Após sua morte, o Guinness World Records disse que “recebeu evidências” em apoio a Márquez, que nasceu três meses antes de Comanescu.

A pessoa mais velha na Terra é Kane Takana, de 118 anos, que mora em uma casa de repouso em Fukuoka, Japão. Em março, seu neto disse à CNN que Takana busca o recorde da pessoa mais velha que já viveu, que está nas mãos de Jeanne Louise Calment, uma francesa que morreu aos 122 anos.

*Texto traduzido, clique aqui para ler o conteúdo original

Fonte: CNN BRASIL

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *