Mama Cax ganha homenagem do Google; conheça história e luta da modelo

Mama Cax ganha homenagem do Google; conheça história e luta da modelo

O Doodle do dia desta quarta-feira (8) celebra a história de Mama Cax, modelo e ativista pela inclusão de pessoas com deficiência no mundo da moda. A página interativa do Google exibe a artista em um cenário com plantas e cores vivas, no qual se ela se posiciona em frente ao sol — que representa a segunda letra “O” do nome do buscador. Ao clicar na figura, o usuário é direcionado à página de buscas sobre a vida da modelo haitiana-americana. Mama Cox faleceu, aos 30 anos, vítima de um câncer no pulmão e nos ossos em 2019, mesmo ano em que desfilou na Semana de Moda de Nova York.

A página interativa é exibida para países das Américas e da Europa, podendo ser visualizada tanto no computador quanto em celulares. A seguir, confira o Doodle do dia e conheça a história da modelo e ativista Mama Cax.

Mama Cax, modelo negra e com deficiência que lutou por inclusão na moda, é homenageada com Doodle do Google nesta quarta-feira (8) — Foto: Divulgação/Google

Mama Cax, modelo negra e com deficiência que lutou por inclusão na moda, é homenageada com Doodle do Google nesta quarta-feira (8) — Foto: Divulgação/Google

Quem foi Mama Cax?

Mama Cax, nome artístico de Cacsmy Brutus, foi uma modelo e ativista haitiana-americana. Nascida em 20 de novembro de 1989 em Nova Iorque, passou parte de sua infância no Haiti. Aos 16 anos, teve sua perna amputada em consequência de uma cirurgia nos quadris para tratar um câncer no pulmão e ossos — descoberto dois anos antes.

overlay-clever

A perda do membro a deixou depressiva e insegura, demorando para aceitar a prótese recém-implantada. No entanto, com o tempo, a autoestima de Mama Cax voltou e ela passou a utilizar próteses coloridas como extensão de sua expressividade artística e de seu interesse por moda.

Já adulta, a ativista começou a militar pela representatividade de pessoas com deficiência na moda e nas redes sociais. Em 2017, ela estrelou sua primeira campanha na indústria fashion e, um ano depois, foi capa da revista Teen Vogue. No dia 8 de fevereiro de 2019, atingiu o auge da sua carreira ao desfilar na Semana de Moda de Nova York. Poucos meses depois, o câncer de Mama Cax se agravou e a levou à morte em 16 de dezembro de 2019, mas seu legado e história permanecem até hoje, como comprova o Doodle do Google.

Com informações de Google

Fonte: Tech Tudo

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *