Mo Farah quebra o recorde mundial de uma hora na Brussels Diamond League

Mo Farah quebra o recorde mundial de uma hora na Brussels Diamond League

O tetracampeão olímpico Mo Farah quebrou o recorde mundial de uma hora em seu retorno à pista na reunião da Diamond League na sexta-feira em Bruxelas.

Farah correu 21.330m, superando o recorde de 21.285m estabelecido por Haile Gebrselassie em 2007.

É o primeiro recorde mundial ao ar livre do britânico de 37 anos.

“Não era para ser fácil quebrar um recorde mundial, mas posso dizer que foi muito difícil. O recorde ficou por muito tempo”, disse Farah.

“Isso diz muito. Eu estava muito animado por estar de volta à pista. Meu primeiro encontro na pista foi o que estava me impulsionando.”

Na corrida raramente executada de uma hora, os atletas tentam cobrir a maior distância possível em 60 minutos.

No início da sexta-feira, Sifan Hassan, da Holanda, estabeleceu um novo recorde mundial na corrida feminina. Seu esforço de 18.930 m ultrapassou a marca do Dire Tune de 18.517 m, definida em 2008.

Farah mudou para a corrida de rua após as Olimpíadas do Rio, mas estava voltando à pista em sua tentativa de competir nos 10.000 metros nos Jogos de Tóquio adiados do ano que vem.

Competindo pela primeira vez desde a Maratona de Chicago em outubro, Farah afastou-se ao lado do belga Bashir Abdi a 30 minutos do fim.

O esforço da dupla parecia duvidoso, pois ficaram para trás do ritmo recorde de Gebrselassie, sem torcedores no estádio para impulsioná-los, mas avançaram novamente no início do último quarto da corrida.

Abdi assumiu a liderança por um breve período, mas no final, o seis vezes campeão mundial Farah chutou e venceu a corrida com facilidade.

Ele completou 53 voltas em um ritmo médio de 67 segundos por volta para se tornar o 12º atleta a deter o recorde.

“A certa altura, faltando apenas 10 voltas para o final, tornou-se difícil, por isso fiquei feliz por Bashir ter assumido a liderança”, acrescentou Farah.

“No entanto, senti-me muito bem a apenas um minuto do fim. Continuei a acreditar na minha velocidade, por isso sabia que tinha uma boa hipótese de vencer. Uma última volta rápida ainda é a minha melhor táctica.”

Farah voltará às corridas de rua quando competir na Meia Maratona da Costa de Antrim, em 12 de setembro.

Ele então atuará como um ditador de ritmo para o detentor do recorde mundial do Quênia, Eliud Kipchoge, e o etíope Kenenisa Bekele na atrasada Maratona de Londres em 4 de outubro.

Também competindo em Bruxelas, a campeã mundial de heptatlo britânica, Katarina Johnson-Thompson, teve o melhor tempo da temporada de 13,57 segundos para terminar em quarto nos 100m com barreiras. Posteriormente, o atleta de 27 anos foi sexto no salto em altura, atingindo 1,84m.

A queniana Faith Kipyegon , atual campeã olímpica dos 1500 metros, perdeu o recorde dos mil metros por menos de um segundo.

O jogador de 26 anos terminou em dois minutos e 29,92 segundos, com o recorde da russa Svetlana Masterkova sendo de 2: 28,98 desde 1996.

Nos 1500m masculinos, o norueguês Jakob Ingebrigtsen – detentor do recorde europeu do evento – conquistou uma vitória fácil em 3: 30,69, enquanto o sueco Armand Duplantis acertou impressionantes 6m para vencer o salto com vara, ultrapassando o recorde de 5,96m estabelecido pelo francês Renaud Lavillenie .

Fonte: BBC

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *