Primeiro estudante surdocego se forma na UnB e é licenciado em Libras

Primeiro estudante surdocego se forma na UnB e é licenciado em Libras

Uma conquista como a do Iury Moraes precisa ser comemorada e compartilhada. O jovem de 26 anos é surdocego e, mesmo com diversos obstáculos, conseguiu se formar em Letras, com licenciatura em Libras!

Por causa da pandemia, Iury não teve festa de formatura. O registro foi feito na sala de casa, onde ele mostra com muito orgulho o canudo que recebeu da mãe, Elemregina Moraes.

O jovem nasceu com catarata e surdez profunda congênita e ingressou no curso de Letras, em 2016. Ele também foi o primeiro estudante surdocego a entrar na Universidade de Brasília (UNB).

Iury sempre estudou em escolas públicas de Brasília. Muitos dos seus colegas de classe, inclusive, não tinham nenhum tipo de limitação para audição e fala.

Ele diz que é importante ter pessoas com deficiência estudando em escolas regulares, pois isso força as instituições a promoverem políticas de acessibilidade e inclusão.

A diretora do Instituto de Letras da UnB, Rosana Rigota, conta que ter Iury entre os alunos trouxe alguns desafios para a instituição.

Iury se formou em licenciatura em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e português como segunda língua. Hoje, cerca de 30 surdos, três deles surdocegos, estudam no Instituto de Letras da UnB.

E Iury não quer parar por aqui. Agora que já tem seu diploma, ele quer fazer mestrado e doutorado. E quando alguém o pergunta sobre as dificuldades e se ele desistiria, a resposta é direta e firme: “nunca”.

É isso aí Iury! Parabéns pela conquista e não desista!

Para entender

Surdocegueira é uma deficiência que apresenta perdas auditivas e visuais simultaneamente e em diferentes graus. Ser surdocego não se trata da quantidade de visão e audição que a pessoa tem e sim, sobre o impacto combinado de ter mais de um comprometimento sensorial. Cada pessoa tem seu grau de perda auditiva e visual.

Fonte: Razões Para Acreditar

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.