Instituto arrecada fundos para ajudar moveleiros ribeirinhos
Ação da BVRio chega à segunda fase com insumos para os pequenos empreendedores da Floresta Nacional do Tapajós
A crise causada pela pandemia do novo coronavírus segue impactando a economia brasileira. Um dos setores mais afetados durante o isolamento social é o dos pequenos empreededores e ribeirinhos que vivem da produção e comercialização de produtos de manejo florestal. Na tentativa de reerguer o grupo, o instituto ambiental BVRio Design & Madeira Sustentável lançou a segunda etapa da “Campanha CooperAÇÃO”.
Além da arrecadação de fundos, a iniciativa também pretende adquirir insumos e equipamentos de uso diário mobilizando as indústrias, fornecedores e fabricantes do setor. Todo projeto é em prol da movelaria Anambé, um dos negócios da Coomflona, cooperativa que emprega aproximadamente 10 famílias das comunidades ribeirinhas na Floresta Nacional do Tapajós.
A campanha agora chega à sua segunda fase com o apoio da ABIMOVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário Agora) e da fabricante de tintas e vernizes para madeira Sayerlack, que vai doar produtos para os pequenos empreendedores.
“Acreditamos no potencial transformador que a madeira proporciona para quem trabalha com ela. Iniciativas como esta só ressaltam o nosso conceito de que é possível agregar valor à madeira de origem responsável, através de manejo florestal comunitário que, além de preservar a floresta combatendo a extração ilegal, permite o desenvolvimento das comunidades locais. Apoiar a campanha, traduz o compromisso da Sayerlack com o desenvolvimento sustentável, com a responsabilidade social e com a valorização do design autoral brasileiro.”, finaliza Marcelo Cenacchi, diretor geral da Renner Sayerlack S.A.
Fonte: R7