fbpx

Turma da Mônica homenageia coordenadora de UTI no Hospital das Clínicas

Turma da Mônica homenageia coordenadora de UTI  no Hospital das Clínicas

A médica Ho Yeh Lin foi a única infectologista a integrar a missão que resgatou brasileiros que estavam confinados em Wuhan, na China

O projeto ‘Donas da Rua da História’, promovido pela empresa Mauricio de Sousa Produções com apoio da ONU, homenageia mulheres em destaque em diversos segmentos da sociedade, através de personagens da Turma da Mônica.

Essas mulheres são homenageadas ganhando sua versão entre os membros da Turma da Mônica. Entre as figuras brasileiras que já ganharam ilustrações estão Débora Seabra, a primeira pessoa com síndrome de Down a se tornar professora no Brasil, e Silvia Grecco, conhecida por narrar jogos do Palmeiras para o filho Nickollas, de 12 anos, que é cego e autista.

A homenagem mais recente foi destinada à médica infectologista Ho Yeh Lin, coordenadora da UTI de Doenças Infecciosas do Instituto Central do Hospital das Clínicas, localizado na zona oeste da cidade de São Paulo.

Na ilustração realizada para a médica, ela é retratada como a personagem Keika dos quadrinhos da Turma da Mônica, para mostrar o papel das mulheres na ciência e como uma forma de apresentar mulheres como Ho Yeh Lin para meninas.

A médica ganhou espaço na mídia como a única infectologista a integrar a missão que resgatou os brasileiros que estavam em confinamento em Wuhan, na China, região que foi o primeiro epicentro do novo coronavírus.

Desde fevereiro, quando os primeiros casos de Covid-19 surgiram no Brasil, Ho vem dividindo seu tempo entre atender pacientes, orientar sua equipe e realizar reuniões para tomada de decisões. Em casa, ainda encara algumas horas na frente do computador lendo artigos científicos sobre a doença.

Para lidar com a pandemia atual, Ho utiliza como base situações semelhantes em que já atuou, como a pandemia de H1N1, em 2009, e o surto de Febre Amarela, em 2018.

Fonte: Veja São Paulo

Maria Odete

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *