Estudantes criam linha direta para levar conforto a idosos solitários
O período prolongado de quarentena e distanciamento social pode ser bastante solitário, e talvez ainda mais para os idosos.
A ausência de visitas de familiares e amigos, de abraços, beijos e carinho causa frustração e pode abrir caminho para doenças, como a depressão ou a ansiedade.
Com isso em mente, um grupo de estudantes do ensino médio de Calgary, no Canadá, criou uma linha direta para apoiar idosos em situação de solidão em meio à quarentena.
Membros de um programa de liderança estudantil, os adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, debateram uma solução que pudesse ajudar a população mais velha a se sentir menos sozinha.
O resultado foi o Projeto Joy4All (“Alegria Para Todos”, em tradução livre), uma linha direta gratuita para idosos ligarem quando precisarem conversar e se animar.
Ao discar o número disponível, o ligante é convidado a ouvir histórias, poemas, mensagens positivas, meditações e até piadas pré-gravadas.
A seleção é atualizada regularmente e qualquer pessoa interessada em ajudar pode enviar gravações no site do projeto. As famílias em casa também são incentivadas a ligar e adicionar mensagens em diferentes idiomas.
“Muitas pessoas que estão isoladas estão realmente sentindo falta de suas famílias agora”, disse a professora Jamie Anderson à emissora CBC. “Então, estamos apenas tentando preencher algumas das lacunas e trazer a eles um pouco de alegria e leveza durante esses tempos difíceis.”
Ali Ahmad, um dos 21 estudantes envolvidos, acrescentou: “Através deste projeto, vamos poder mostrar nossa gratidão às pessoas que se autoisolaram em prol do bem comum e dar a elas algo em troca, por mais simples que isso seja. Felizmente, isso pode aliviar o clima e ajudar a salvar vidas”.
Fonte: Razões Para Acreditar