Estudantes criam linha direta para levar conforto a idosos solitários

Estudantes criam linha direta para levar conforto a idosos solitários

O período prolongado de quarentena e distanciamento social pode ser bastante solitário, e talvez ainda mais para os idosos.

A ausência de visitas de familiares e amigos, de abraços, beijos e carinho causa frustração e pode abrir caminho para doenças, como a depressão ou a ansiedade.

Com isso em mente, um grupo de estudantes do ensino médio de Calgary, no Canadá, criou uma linha direta para apoiar idosos em situação de solidão em meio à quarentena.

estudantes linha direta idosos solitários quarentena
“Estamos aqui para espalhar felicidade!” Imagem: Reprodução/Instagram @joy4allproject

Membros de um programa de liderança estudantil, os adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos, debateram uma solução que pudesse ajudar a população mais velha a se sentir menos sozinha.

O resultado foi o Projeto Joy4All (“Alegria Para Todos”, em tradução livre), uma linha direta gratuita para idosos ligarem quando precisarem conversar e se animar.

estudantes linha direta idosos solitários quarentena
Foto: Pixabay/@sabinevanerp-2145163

Ao discar o número disponível, o ligante é convidado a ouvir histórias, poemas, mensagens positivas, meditações e até piadas pré-gravadas.

A seleção é atualizada regularmente e qualquer pessoa interessada em ajudar pode enviar gravações no site do projeto. As famílias em casa também são incentivadas a ligar e adicionar mensagens em diferentes idiomas.

estudantes linha direta idosos solitários quarentena
“Os tempos são difíceis, mas juntos, vamos encontrar maneiras de nos conectar e espalhar felicidade”. Imagem: Reprodução/Instagram @joy4allproject

“Muitas pessoas que estão isoladas estão realmente sentindo falta de suas famílias agora”, disse a professora Jamie Anderson à emissora CBC. “Então, estamos apenas tentando preencher algumas das lacunas e trazer a eles um pouco de alegria e leveza durante esses tempos difíceis.”

Ali Ahmad, um dos 21 estudantes envolvidos, acrescentou: “Através deste projeto, vamos poder mostrar nossa gratidão às pessoas que se autoisolaram em prol do bem comum e dar a elas algo em troca, por mais simples que isso seja. Felizmente, isso pode aliviar o clima e ajudar a salvar vidas”.

Fonte: Razões Para Acreditar

Maria Odete

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.